PLANO DE AULA
AS FIGURAS QUEBRADAS DE PABLO PICASSO
Objetivo:
·
ampliar conhecimentos sobre a vida e obras de
Pablo Picasso;
·
analisar algumas obras cubistas;
·
aplicar características cubistas em trabalho
artístico;
·
trabalhar a composição de formas.
Público alvo: Alunos do 1º ano do ensino fundamental.
Duração: três aulas (2 horas e 30 minutos).
Material:
·
recortes
de imagens das obras de Pablo Picasso em suas diferentes fases;
·
folhas
de papel Kraft;
·
cola;
·
folhas
de cartolinas;
·
pincel;
·
tesoura;
·
potes
com tinta guache colorida;
·
caneta
para retroprojetor preta.
Desenvolvimento:
Organize as crianças
sentadas em um círculo e inicie um diálogo, contando a história sobre a vida e
as obras de Pablo Picasso. Pergunte se alguém já ouviu falar algo sobre o
pintor. Conte que Picasso nasceu na Espanha. Seu pai era professor de desenho e
foi seu primeiro professor, ensinando-o a pintar pombas. Pergunte o que a pomba
simboliza? (Paz). Mostre uma imagem de
pomba.
Picasso aprendeu a pintar
as pessoas como elas pareciam ser na vida real. Com 15 anos, fazia retratos
realistas, como O Coroinha. Mostre
uma imagem da obra e peça que observem e vejam que lembra uma fotografia.
Quando Picasso cresceu,
quis pintar diferente. Ele gostava do jeito despreocupado e criativo com que as
crianças desenhavam suas imagens e sentia que elas conseguiam captar a essência
dos objetos e os retratavam melhor que a arte realista. Então começou a pitar
como uma criança, usando a imaginação. Mostre a imagem da obra Maya com Boneca.
Logo depois desenvolveu um
estilo de arte moderna, o Cubismo. Nas pinturas cubistas, as imagens pareciam
ter sido quebradas em formas geométricas.
Monte um painel no papel
Kraft, colando as imagens das obras de Picasso em suas diferentes fases.
Estimule os alunos a
elaborar um retrato cubista usando formas irregulares. Peça que tracem cinco
formas geométricas irregulares. Ofereça tinta guache colorida e pincel para os
alunos pintarem as formas, cada uma de uma cor, deixe secar, depois entregue
pincel chato e tinta preta e oriente-os a contornar todas as formas. Depois de
seca, recorte sem tirar o contorno preto. Monte o retrato em papel Kraft e com caneta
para retroprojetor preta, faça os olhos, a boca, o nariz e as orelhas em
posições não convencionais, como Picasso fazia (usar a imagem da obra Maya com Boneca, como referência).
Avaliação:
Avaliar a
participação na realização dos trabalhos, observar se algum aluno apresentou
alguma dificuldade. Fazer anotações sobre o que foi observado em cada aluno.
Referência:
SIRARDET, Sylvie,
MERLEAU-PONTY, Claire. Os quadros de
Pablo. São Paulo. Companhia das Letrinhas,1997.
KOHL, MaryAnn F. Descobrindo grandes artistas: a prática
da arte para crianças. Porto Alegre, Artmed Editora, 2001.
VENEZIA, M. Pablo Picasso. São Paulo: Moderna,1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário