domingo, 27 de setembro de 2015

Plano de aula de Artes

PLANO DE AULA

AS FIGURAS QUEBRADAS DE PABLO PICASSO

Objetivo:
·         ampliar conhecimentos sobre a vida e obras de Pablo Picasso;
·         analisar algumas obras cubistas;
·         aplicar características cubistas em trabalho artístico;
·         trabalhar a composição de formas.

Público alvo: Alunos do 1º ano do ensino fundamental.

Duração: três aulas (2 horas e 30 minutos).

Material:
·               recortes de imagens das obras de Pablo Picasso em suas diferentes fases;
·               folhas de papel Kraft;
·               cola;
·               folhas de cartolinas;
·               pincel;
·               tesoura;
·               potes com tinta guache colorida;
·               caneta para retroprojetor preta.

Desenvolvimento: Organize as crianças sentadas em um círculo e inicie um diálogo, contando a história sobre a vida e as obras de Pablo Picasso. Pergunte se alguém já ouviu falar algo sobre o pintor. Conte que Picasso nasceu na Espanha. Seu pai era professor de desenho e foi seu primeiro professor, ensinando-o a pintar pombas. Pergunte o que a pomba simboliza?  (Paz). Mostre uma imagem de pomba.

Picasso aprendeu a pintar as pessoas como elas pareciam ser na vida real. Com 15 anos, fazia retratos realistas, como O Coroinha. Mostre uma imagem da obra e peça que observem e vejam que lembra uma fotografia.

Quando Picasso cresceu, quis pintar diferente. Ele gostava do jeito despreocupado e criativo com que as crianças desenhavam suas imagens e sentia que elas conseguiam captar a essência dos objetos e os retratavam melhor que a arte realista. Então começou a pitar como uma criança, usando a imaginação. Mostre a imagem da obra Maya com Boneca.

Logo depois desenvolveu um estilo de arte moderna, o Cubismo. Nas pinturas cubistas, as imagens pareciam ter sido quebradas em formas geométricas.
Monte um painel no papel Kraft, colando as imagens das obras de Picasso em suas diferentes fases.
Estimule os alunos a elaborar um retrato cubista usando formas irregulares. Peça que tracem cinco formas geométricas irregulares. Ofereça tinta guache colorida e pincel para os alunos pintarem as formas, cada uma de uma cor, deixe secar, depois entregue pincel chato e tinta preta e oriente-os a contornar todas as formas. Depois de seca, recorte sem tirar o contorno preto. Monte o retrato em papel Kraft e com caneta para retroprojetor preta, faça os olhos, a boca, o nariz e as orelhas em posições não convencionais, como Picasso fazia (usar a imagem da obra Maya com Boneca, como referência).

Avaliação: Avaliar a participação na realização dos trabalhos, observar se algum aluno apresentou alguma dificuldade. Fazer anotações sobre o que foi observado em cada aluno. 



Referência:

SIRARDET, Sylvie, MERLEAU-PONTY, Claire. Os quadros de Pablo. São Paulo. Companhia das Letrinhas,1997.

KOHL, MaryAnn F. Descobrindo grandes artistas: a prática da arte para crianças. Porto Alegre, Artmed Editora, 2001.

VENEZIA, M. Pablo Picasso. São Paulo: Moderna,1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário